28 de março de 2015

Novo titular da Sejuc afirma que presídios estaduais são “formadores de marginais”


Em um dos momentos mais complicados da história do sistema prisional do Rio Grande do Norte, o governador Robinson Faria teve que escolher “a dedo” o novo nome da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado (Sejuc), que ficou vago depois que Zaidem Heronildes pediu exoneração, logo no início da série de rebeliões. Edilson França chega com a missão de por ordem nas unidades prisionais. Ele já adiantou que pretende fazer uma verdadeira “revolução” na maneira como o sistema é tratado. 

Para Edilson, logo depois que a reconstrução dos presídios que foram afetados pelas rebeliões seja concluída, o próximo passo é mudar a maneira como os detentos são tratados. “Hoje em dia os presídios estaduais são verdadeiros formadores de marginais. Os presos saem de lá ainda piores do que entram. Isso precisa mudar. A ressocialização dos presos precisa ser revista. Hoje esse trabalho praticamente não existe. Temos que dar condições para que essas pessoas deixem o mundo do crime, caso contrário nada vai mudar e a sociedade vai continuar sendo penalizada”. 

Segundo o titular da Sejuc, há muito tempo ele previa o caos que iria se instalar no sistema prisional Estadual. “Há 27 anos, quando eu comecei a me envolver com o sistema prisional, eu já que a situação era preocupante. Eu disse que tínhamos um barril de pólvora prestes a explodir. Ou mudávamos a maneira de gerir o sistema, ou então teríamos um caos. Durante todo esse tempo, ninguém fez nada. Nos últimos meses vimos o que eu já esperava. Agora é trabalhar para conseguir deixar tudo da melhor maneira possível”. 
Fonte: Jornal de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário