6 de março de 2015

CPI da Petrobras convoca Graça Foster, Gabrielli, Cerveró e Zelada


A CPI da Petrobras na Câmara aprovou nesta quinta-feira (5) as convocações dos ex-presidentes da estatal Graça Foster e Sergio Gabrielli, além do ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa, do ex-diretor de Serviços Renato Duque e dos ex-diretores da área Internacional Nestor Cerveró e Jorge Zelada. Diferentemente dos convites, as convocações tornam a ida à Câmara obrigatória. 

No último dia 4, em meio às denúncias de corrupção na petroleira, Graça Foster renunciou ao cargo de presidente junto de outros cinco diretores. Ela estava no comando da empresa desde 2012. A renúncia ocorreu um dia após reunião de Graça com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. 

Também foram aprovadas na comissão as convocações do ex-gerente-geral da refinaria Abreu e Lima Glauco Legatti; o doleiro Alberto Youssef; Júlio Faerman, ex-representante comercial da SBM; e Luiz Eduardo Carneiro, ex-presidente da empresa Sete Brasil. As datas dos depoimentos ainda não foram marcadas. Foi aprovado, ainda, um convite para depoimento do diretor de Govenaça da Petrobras, João Adalberto Elek Junior. 

Mais cedo, a comissão já havia aprovado a convocação do ex-gerente de Serviços da estatal Pedro Barusco. Segundo o presidente da comissão, Hugo Motta (PMDB-PB), a intenção é ouvi-lo já na próxima terça-feira, quando o colegiado deverá se reunir novamente. 

Em seu depoimento de delação premiada, Barusco acusou o PT de receber entre US$ 150 milhões e US$ 200 milhões em propina oriunda de contratos da estatal. Ele afirmou que os valores se referem a propina em 90 contratos da Petrobras com grandes empresas fechados entre 2003 e 2013, durante os governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário