13 de novembro de 2014

40% dos casos de divórcio por adultério citam WhatsApp como evidências


Cerca de 40% dos casos de divórcio por adultério na Itália citam mensagens no WhatsApp como prova de infidelidade, relatou a Associação Italiana de Advogados Matrimoniais, a AMI (Associazione Avvocati Matrimonialisti Italiani per la tutela delle Persone, dei Minorenni e della Famiglia).

“A mídia social impulsionou a traição na Itália, tornando-a mais fácil, primeiro através de mensagens de texto, em seguida, pelo Facebook, e agora, pelo WhatsApp, que está sendo amplamente utilizado e tem incentivado o retorno do dito ‘Amante Latino’”, disse o presidente da entidade Gian Ettore Gassani ao “The Times”. Gassani acrescentou: “Os amantes agora podem trocar fotos picantes de si mesmos, e temos visto os adúlteros usando o serviço para manter três ou quatro relações simultâneas — é como dinamite”. 

De acordo com o “Independent”, estas alegações confirmam descobertas anteriores sobre a relação entre divórcio e mídias sociais, incluindo um levantamento feito em 2012 pelo site britânico “Divorce-Online”, que alegou que as provas oriundas do Facebook tinham sido usadas em um terço de todos os casos de divórcio no ano anterior. 

No ano passado, um estudo publicado no “Journal of Cyberpsychology, Behavior and Social Networking” também revelou que os indivíduos que usaram excessivamente mídias sociais — ou seja, checando esses sites mais do que uma vez por hora — foram mais propensos a ter problemas tais como “ciúme induzido por Facebook” e traição do(a) cônjuge com ex-parceiro(a)s. 

O WhatsApp, aplicativo de mensagens gratuito que foi comprado pelo Facebook por US$ 19 bilhões em 2014, tem atualmente mais de 600 milhões de usuários em todo o mundo. O app também foi notícia na semana passada depois que introduziu um novo recurso que informa aos usuários não apenas quando suas mensagens foram recebidas, mas também quando foram lidas. 

Esta atualização pode tornar mais difícil para os parceiros negar que tenham visto mensagens impróprias, mas Gassani — um tanto velhaco — tem um conselho aparentemente mais simples para traidores conjugais: “coloquem o telefone em modo silencioso”. 

“Minha mensagem para os adúlteros é: ‘Sejam prudentes’, pois se o WhatsApp torna mais fácil a traição, o app também facilita ser pego”, disse o advogado. “Os cônjuges muitas vezes suspeitam quando ouvem o bip de uma mensagem recebida”. 
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário