18 de setembro de 2014

Jornal do Commércio repercute uso de assessor de Fábio Faria na campanha de Robinson


O portal do Jornal do Commércio, através do Blog do Jamildo, um dos blogs políticos mais lidos do Nordeste, repercutiu hoje reportagem publicada no Novo Jornal acerca do uso do assessor parlamentar de Fábio Faria, o ex-prefeito de Santana do Seridó Hudson Pereira de Brito, na campanha de Robinson Faria para o Governo do Estado. Hudson, segundo a reportagem, trabalha na campanha de Robinson com salário pago pela Câmara dos Deputados. 

A chamada da matéria no Jornal do Commércio destaca o parentesco do deputado federal Fábio Faria com o dono do SBT, Silvio Santos. “No RN, jornal denuncia que deputado genro de Silvio Santos usa servidor lotado em Brasília”, diz o título da chamada na internet. O endereço para a matéria é: http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2014/09/16/rn-jornal-denuncia-que-deputado-genro-de-silvio-santos-usa-servidor-lotado-em-brasilia/ 

Na matéria, foram coletadas fotos do Instagram do assessor parlamentar, nas quais estão registradas a participação em caminhadas e caravanas, inclusive durante dias de trabalho. No gabinete de Fábio, a secretária Magna Regina de Araújo Cruz informou que o assessor Hudson Pereira só voltará ao trabalho depois das eleições. 

Diz o post no Blog do Jamildo: “Segundo a legislação, o uso de um cargo comissionado numa campanha política se trata de “conduta vedada aos agentes públicos” e pode caracterizar, no âmbito eleitoral, abuso de poder político. No âmbito cível, a prática pode ser enquadrada como improbidade administrativa. Informações obtidas no diretório estadual do PSD dão conta que Hudson tem recebido prefeitos e lideranças, além de agendado encontros para Robinson e Fábio”. 

Hudson Pereira de Brito tem função comissionada no gabinete do deputado federal Fábio Faria desde 2011. Ele recebe, segundo informações do site da Câmara Federal, R$ 15.624 por mês. Atualmente, divide suas funções entre o atendimento no comitê chamado Expresso 55, localizado em Natal e a acompanhar Robinson e Fábio em suas andanças pelo interior. 

Segundo informações do site da Câmara dos Deputados, consultadas pelo Novo Jornal, Hudson recebeu normalmente o seu salário referente a julho. A partir do dia quatro de agosto, uma segunda-feira, ele acompanhou o vice-governador de Rosalba no primeiro evento da chamada Caravana da Liberdade, por nove municípios: Natal, Santa Maria, São Paulo do Potengi, Caiçara do Rio dos Ventos, Lajes, Fernando Pedrosa, Angicos, São Rafael e Jucurutu. A lista foi inclusive publicada no Instagram do cargo comissionado. 

Em Parelhas, Hudson chegou a comemorar a recepção da Caravana, através de postagem no Instagram. “Muito feliz com a caravana da liberdade, estamos sendo recebidos com muita alegria e esperança. Esta foto foi Domingo (10 de agosto) na minha terra Parelhas, junto com a liderança do 55 de Santana do Seridó”, disse o ex-prefeito. Já na saída da Caravana, no dia quatro, uma segunda-feira, ele falou: “Caravana da vitória onde iremos passar por mais de 100 municípios até terça-feira”. 

No fim do trajeto, no dia 13 de agosto, Hudson Pereira publicou um vídeo no Instagram, no qual desce do ônibus que o candidato do PSD utilizou para percorrer o Estado. A legenda do vídeo é a seguinte. “Bom dia povo de Deus. Ontem depois de nove dias chegamos em Natal na caravana da liberdade”. Pela legenda, o cargo comissionado do gabinete de Fábio passou nove dias em Caravana com a campanha de Robinson, embora não estivesse de férias e devesse expediente na Câmara dos Deputados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário