8 de agosto de 2014

Henrique Alves apoia retorno da gratificação dos médicos


A Federação Nacional dos Médicos (FENAM), presidida pelo médico potiguar, Geraldo Ferreira, e o Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro (Sinmed/RJ), Jorge Darze, solicitaram apoio ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), na busca da autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), para o retorno da gratificação dos médicos federais. Para que o gasto seja incluído no orçamento de 2015, a proposta tem que chegar ao Congresso Nacional até o dia 30 de agosto. 

O presidente da Câmara afirmou que “o momento é péssimo para qualquer atrito com a categoria”, e se prontificou a ajudar na correção do erro que causou o fim da gratificação. A afirmação foi feita durante audiência com os lideres sindicais. Henrique Alves se prontificou a ajudar os médicos. O deputado ligou ainda para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, e confirmou que a medida é um equívoco. 

O presidente da FENAM, Geraldo Ferreira, narrou que já esteve com a presidente, Dilma Rousseff, e também com Chioro, e ambos reconheceram que a distorção causada pelo fim do pagamento precisa ser corrigida. “É preciso retificar essa injustiça. A gratificação é um direito, e estamos vivendo uma situação de discriminação. Nós precisamos conseguir a inclusão do pagamento em 2015”, ressaltou o presidente da FENAM. 

Para o presidente do Sinmed/RJ, Jorge Darze, os médicos vivem hoje a inédita e desconfortável situação de receberem gratificações inferiores às dos outros servidores federais. “Essa situação é uma irregularidade dentro da administração pública. Nunca um médico ganhou menos do que qualquer outro profissional de saúde de nível superior. Isso não pode e precisa ser resolvido”, afirmou Darze.

Nenhum comentário:

Postar um comentário