27 de julho de 2014

Sem ter mais o que fazer para reduzir a violência, Girão pede socorro ao povo do RN


Se durante a Copa do Mundo, a população de Natal era unânime em afirmar que a segurança tinha melhorado, agora, ela mesma clama por alguma medida enérgica que diminua o índice de criminalidade na capital potiguar no “pós Mundial”. Assaltos, arrastões, homicídios e várias outras ocorrências são registradas diariamente em escala crescente. Ao admitir o momento complicado em que a cidade vive, o titular da Secretaria Estadual de Segurança e Defesa Social (Sesed), Eliéser Girão, pede ajuda da sociedade potiguar para combater a bandidagem. 

“Assumi a pasta há quatro meses. De lá para cá, aumentamos o efetivo, mas não foi o suficiente; Aumentamos o salário da polícia, mas ainda não foi o suficiente; Compramos equipamentos, coletes e viaturas, mas ainda assim não está sendo suficiente. Então, precisamos trabalhar mais a parte social e educacional. As pessoas precisam entender que, cada um tem que fazer seu papel para conseguir mudar essa realidade”, destacou Eliéser, que criticou o fato de muitas pessoas “fecharem os olhos” para os problemas dentro da própria família. 

Para tentar diminuir os números da violência, Eliéser disse que tem procurado reforçar o policiamento nas fronteiras através das Operações Divisa Segura, realizadas através de parceria entre as Polícias Militar e Civil do RN e estados vizinhos, como Ceará e Paraíba, para abordagem de veículos em trânsito entre as unidades federativas. Entre abril e julho deste ano já foram realizadas nove destas missões.

O secretário também afirmou que tem buscado investir mais na tentativa de fazer programas contra as drogas dentro das escolas de todo o Rio Grande do Norte e também nas comunidades. “O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) está aumentando de intensidade nas escolas. Estamos buscando o apoio da comunidade. Estamos nomeando Conselhos Comunitários. Vamos nomear o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas. Até o final do mês estaremos regulamentando o Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social”. 

Diferentemente do que foi divulgado por especialistas em segurança que trabalham diretamente na contagem desse tipo de crime, Eliéser Girão alega que até o dia 9 de julho, o RN tinha registrado 903 mortes violentas. Com isso, o Estado apresentaria um índice de 34,7 homicídios para cada 100 mil habitantes, enquanto que em estados limítrofes, como Pernambuco (37,1), Paraíba (40,1) e Ceará (44,6), a incidência de mortes violentas é maior. No Brasil, essa taxa fica em 25,2 para cada 100 mil habitantes. Além disso, mesmo com um aumento nos homicídios em Natal, as cidades de Fortaleza, com índice de 72,8, e João Pessoa, com 66,9, estão classificadas entre as 10 cidades mais violentas do mundo, na 7ª e 9ª posições respectivamente, com Natal aparecendo na 12ª colocação, com taxa de 57,6.
Fonte: Jornal de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário