22 de junho de 2014

Copa do Mundo em Natal decepciona pequenos empreendedores do turismo


A realização da Copa do Mundo prometia uma explosão turística em Natal. Mas para alguns empreendedores da principal atividade econômica do Estado, o tal “boom” não é mais do que uma frustração. Apesar da expectativa do Ministério do Turismo de mais de 130 mil visitantes na capita potiguar, nesse período, os turistas ficam poucos dias e não utilizam muitos recursos turísticos. 

Essa estimativa gigantesca para um período tão curto não resultou em movimento para muita gente que trabalha com turismo. Passados três dos quatro jogos marcados para o Arena das Dunas, Aelson Medeiros, empresário da Turisbuggy, locadora de carros localizada no bairro de Lagoa Nova, é taxativo: “Nós criamos uma perspectiva de grande movimento, mas foi um fracasso”, classificou. 

Desde o início do mundial de futebol, a sua empresa só alugou carros para os clientes locais, sejam eles empresas ou pessoas físicas. Houve uma única exceção. “Só veio de Pernambuco. Um turista veio de Fernando de Noronha, passou por Natal para ver um jogo, mas nem ficou. Foi para Fortaleza”, contou o empresário. 

Convém ressaltar que o período de junho é tradicionalmente de baixa estação. No entanto, neste ano o movimento está ainda menor do que o esperado. “A gente esperava um movimento acima de 50%”, disse. Segundo Aelson Medeiros, a locadora está com 17 carros parados de um total de 30. 

No início do mês de maio essa média era menor. “Até o dia cinco de maio, tinha uma média de cinco carros parados”, relatou. As obras realizadas na Grande Natal para a Copa do Mundo representaram grande parte do movimento nesse período pré-copa. “Com o fim das obras no Aeroporto de São Gonçalo e na Arena das Dunas, o movimento caiu muito”, disse. Contraditoriamente, a fase de preparação do evento gerou mais movimento do que a própria Copa do Mundo. 

Para o empresário, vários fatores contribuíram para essa frustração. “Nós tivemos um número enorme de reservas feitas pela Fifa e depois foram canceladas. Natal também não conseguiu deixar nenhuma seleção fixa aqui, como base. A maioria dos turistas mexicanos e japoneses ficaram em Recife, que tem uma infraestrutura bem melhor que a nossa”, elencou os possíveis motivos.
Fonte: Jornal de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário