14 de maio de 2014

Nave Soyuz pousa no Cazaquistão com astronautas da ISS



Três astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) retornaram na madrugada desta quarta-feira (14) à Terra, após mais de seis meses no espaço, informou a Nasa, a agência espacial americana. O russo Mikhail Tiurin, o americano Rick Mastracchio e o japonês Koichi Wakata - que haviam partido da Terra no dia 7 de novembro com a chama olímpica dos Jogos de Sochi - pousaram na hora prevista, à 1h59 GMT (22h59 de terça, 13, em Brasília), nas estepes do Cazaquistão, a bordo da nave Soyuz TMA-11M. 

Os três, que passaram 188 dias no espaço, deixaram na ISS os cosmonautas russos Alexander Skvortsov e Oleg Artemiev, e o astronauta americano Steven Swanson, que seguirão na estação orbital até 28 de maio, quando serão substituídos pelo alemão Alexandre Gerst, o americano Reid Wiseman e o russo Max Suraiev. 

Na noite de terça, Koichi Wakata - o primeiro comandante japonês da ISS - transferiu o comando da Estação para Swanson, em uma pequena cerimônia a bordo. A crise ucraniana, a pior entre Moscou e o Ocidente desde a Guerra Fria, pode ter reflexos na ISS, colocada em órbita em 1998 e que já custou US$ 100 bilhões. 

A Rússia anunciou na terça que não tem a intenção de prorrogar sua participação na ISS além de 2020, como deseja Washington. Desde o fim das missões com os ônibus espaciais americanos, os foguetes Soyuz são o único meio para levar e trazer os astronautas da ISS.
Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário