23 de maio de 2014

Henrique faz apelo ao ministro da Integração por abastecimento emergencial para Currais Novos


O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, disse ao ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, que a situação do abastecimento de Currais Novos requer uma solução emergencial. “A população vive uma situação dramática, desesperadora e insustentável”, alertou o deputado, durante encontro da bancada federal do Rio Grande do Norte com a governadora e o ministro. 

A solução mais viável e rápida será uma adutora de engate rápido, mas falta a definição do traçado. O problema é saber de onde a água será retirada - de poços tubulares ou de uma sangria na adutora da Serra de Santana que vem da barragem de Assu para o Seridó. No encontro desta quarta-feira (21), o ministro disse que aguarda o projeto emergencial para assegurar os recursos. 

O traçado da adutora e o valor do projeto ainda estão sendo estudados por uma comissão técnica formada por órgãos ambientais e de recursos hídricos do estado (Caern, Semarh e Igarn), UFRN e Dnocs. O estudo será apresentado ao ministério da Integração Nacional dia 18 de junho. “Seja qual for a solução técnica, precisamos alocar recursos e executar essa obra rapidamente”, disse o deputado, que se comprometeu a fazer gestões no Ministério do Planejamento para assegurar o valor necessário para adutora. 

A solução emergencial e definitiva para o abastecimento de Currais Novos será debatida com autoridades e a população de Currais Novos na próxima sexta-feira (23). O presidente da Câmara dos deputados confirmou presença e pediu ao ministro Francisco Teixeira para enviar uma representante do Ministério da Integração. “Para que ele ouça o clamor da população e veja o sofrimento causado pela crise de abastecimento na região”, disse o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário