28 de maio de 2014

Henrique Alves viabiliza autonomia de Mossoró no tratamento de câncer


O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, e o ministro da Saúde, Arthur Chioro, discutiram com o presidente da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer, Francisco Curie, a unificação das unidades de tratamento do câncer, em Mossoró, em uma instituição filantrópica única. O ministro assegurou que a prioridade dos recursos do SUS, após os investimentos em hospitais públicos, é para as instituições filantrópicas. Henrique Alves disse que a reivindicação de Mossoró está na linha das prioridades do ministério da Saúde. 

A estrutura existente em Mossoró, com duas unidades em funcionamento e outra em construção, é suficiente para atender a demanda por cirurgias oncológicas na região; mas, segundo o médico Francisco Curie, os recursos conveniados com o SUS não cobrem as necessidades e nem os atuais serviços prestados pela Liga Mossoroense Contra o Câncer. Atualmente, são realizadas 4 mil atendimentos por mês e mais de 100 cirurgias oncológicas pela Liga Mossoroense, mas a demanda reprimida é de 400 cirurgias por mês. 

Além da ampliação do teto para cirurgias na região, o deputado endossou o pleito da direção da Liga para aquisição de uma nova máquina de radioterapia. Por sugestão do ministro, o valor do equipamento de R$ 6 milhões poderá ser assegurado através de uma emenda de bancada ao Orçamento Geral da União (OGU).

Nenhum comentário:

Postar um comentário