20 de abril de 2014

Redes sociais são ambiente mais acirrado do debate eleitoral


Sem o controle legal rigoroso e especificidade das normas da propaganda eleitoral, as novas mídias despontam como ferramentas de divulgação de ações e prometem esquentar o debate político – e a batalha por cargos eletivos - em todo país. Especialistas são unânimes: o marketing político digital se consolidará nas eleições de 2014. 

Atentos a força das mídias sociais - facilmente medida pelo número de pessoas com acesso a internet: 83 milhões em todo país, segundo dados do IBGE, bem como pela repercussão assombrosa verificada nas manifestações populares que ganharam as ruas ano passado - candidatos, partidos e coligações investem na formação de equipes e estratégias eleitorais. 

“Não há dúvidas de que as mídias terão um papel importante no pleito deste ano e será um grande desafio para a Justiça eleitoral a fiscalização da propaganda eleitoral nesses meios”, analisa o juiz federal Marco Bruno Miranda Clementino, responsável pela propaganda eleitoral no RN. 

O magistrado é enfático: a internet e as redes são ainda “ambientes de livre expressão” e há poucos mecanismos para regular o que será divulgado. As ferramentas terão a função de divulgação e mobilização. “São mecanismos importantes para defender pontos de vistas, mostrar metas e projetos, mas com uma linguagem mais intimista característica nas redes de relacionamento”, afirma. 
Fonte: Tribuna do Norte

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