14 de abril de 2014

Natal busca vigilantes capacitados para atuar na Copa do Mundo


A segurança na Copa do Mundo em Natal pode passar por dificuldades por causa da falta de vigilantes capacitados para atuar no evento. Atendendo a uma exigência da Fifa, todos os vigilantes que irão atuar no Mundial devem ter um curso específico para atuação em grandes eventos. Contratualmente, a empresa que fará a segurança privada na Arena das Dunas deve disponibilizar 800 profissionais com essa capacitação em cada um dos quatro jogos do Mundial em Natal. Mas, de acordo com o Sindicato de Vigilantes, Natal só possui cerca de 200 vigilantes com este curso. 

O coordenador geral do Sindicato dos Vigilantes, Francisco Benedito da Silva, afirmou que uma série de fatores atrasou a capacitação desses profissionais. “A Fifa retardou o anúncio da empresa que seria contratada. Esse anúncio era pra ter sido feito há um ano e foi feito em março. Então a responsabilidade não é nem do vigilante, nem da empresa contratada. Os vigilantes ficaram sem tempo hábil para fazer o curso de grandes eventos”, disse.

O curso de segurança em grandes eventos tem 50 horas de duração e custa R$ 300. Em Natal, o curso é ministrado pela Academia Feroli. A empresa contratada pela Fifa está custeando 50% do valor do curso aos vigilantes interessados em se qualificar. “Nós do sindicato também estamos fazendo um trabalho de orientação com os vigilantes para esclarecer que o curso não servirá só para a Copa do Mundo. Depois da Copa, os eventos que acontecerem na Arena das Dunas também terá segurança privada e eles poderão atuar nesse evento”, disse Benedito.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário