20 de março de 2014

Um carro é roubado a cada 2 horas no RN; maioria é popular na zona Sul de Natal


Os números de roubos de veículos no Rio Grande do Norte, nos meses de janeiro e fevereiro de 2014 apresentaram um aumento de 27% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (19), pela Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos do RN (Deprov).

Em janeiro, 335 veículos, entre carros e motos, foram tomados de assalto (66,86% foram recuperados). Em fevereiro foram 337 (53,41% recuperados), um total de 672, enquanto em 2013 esse número foi de 526 nos dois primeiros meses do ano. A média em 2014 é de um carro roubado a cada duas horas no Rio Grande do Norte. Em Natal, que lidera a lista, os bairros onde as ocorrências mais aconteceram foram, respectivamente, Lagoa Nova, Nossa Senhora da Apresentação, Alecrim e Capim Macio. Na relação de municípios mais visados pelos assaltantes, vêm logo atrás da capital potiguar as cidades de Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Ceará-Mirim.

Os carros mais visados pelos bandidos são os chamados “populares”. O Gol (da Volkswagem), o Pálio (da Fiat), o Uno (da Fiat) e o Corsa Classic (da Chevrolet), lideram a lista dos mais roubados. O horário em que as ações acontecem é variado, mas ocorrem normalmente entre o final da tarde e o início da noite (entre 17h e 20h).

De acordo com o delegado, além do roubo para “depenar” o veículo e vender as peças no “mercado negro”, os assaltantes também utilizam carros e motos para realizarem outros assaltos. “Muitas vezes os carros roubados fazem parte de um plano que eles pretendem executar. Querem roubar algum local e então escolhem um carro para esse crime, para caso a polícia consiga identificar o veículo, seja mais complicado rastreá-los. Também existem aqueles que são “encomendas” de terceiros”, explicou. No final de 2013, a Deprov deflagrou uma operação para prender uma quadrilha de assaltantes de veículos. Na ocasião, 15 pessoas foram presas e vários carros e motos foram recuperados. Segundo Atanásio, outras ações do tipo irão acontecer no decorrer do ano.

“A Deprov está trabalhando. Estamos investigando e vamos prender essas quadrilhas. Mas isso não é uma coisa feita da noite para o dia. Leva tempo, temos que investigar cada assalto para identificar como eles realizam as ações e irmos identificando cada um. Não adianta fazer uma operação dessas e prender apenas algumas pessoas que fazem parte da quadrilha. Queremos tirar todos das ruas e estamos trabalhando para isso”, finalizou.
Jornal de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário