23 de março de 2014

Projeto do PSF de Felipe Camarão ganha prêmio



Um ensaio fotográfico, um dia de modelo – sonho de adolescente debutante. Para comemorar 15 anos de implantação do Programa Saúde da Família do Sistema Único de Saúde de Felipe Camarão 2, a equipe de profissionais da saúde produziu fotografias de meninas de quinze anos da região. “São meninas que acompanhamos desde o nascimento e fazem parte dos projetos de saúde da unidade. Queríamos mostrar as belezas que o bairro tem e no crescimento e desenvolvimento das garotas através da beleza natural delas”, expõe Meine Alcântara, enfermeira do PSF, e uma das idealizadoras do projeto. 

O reconhecimento transpassou as limitações geográficas. A exposição fotográfica, denominada “Meninas que vi crescer” foi premiada na 4° Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica e Saúde da Família. “São meninas que ultrapassaram barreiras. A exposição e premiação nos fazem acreditar que o SUS pode ser diferente. Especialmente num bairro tão estigmatizado pela violência”, afirma Meine. E este não é o primeiro prêmio da unidade. Em 2006, o Grupo folclórico Pastoril do Peixe Boi Encantado da unidade foi o vencedor do II Prêmio Nacional Sérgio Arouca, organizado pela Rede Unida.

“A exposição era algo simples, para um dia comemorativo, mas gostamos tanto do projeto que resolvemos dar continuidade e tivemos a alegria de ganhar esse prêmio”, conta Maria Lúcia de Lima, enfermeira e fotógrafa. As fotografias já foram expostas na Câmara Municipal de Natal. Dia 7 e 11 de abril, deste ano, a exposição “Meninas que vi crescer” percorrerá todos os distritos de saúde da cidade de Natal. Para o futuro, a equipe pretende confeccionar um livro com o material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário