21 de março de 2014

ALRN é pioneira entre casas legislativas na inclusão de pessoas com síndrome de down


É celebrado hoje, em todo o mundo, o Dia da Síndrome de Down. A data chama a atenção da sociedade para a luta por direitos iguais, bem estar e inclusão das pessoas que nasceram com a síndrome. A data 21/03, ou 3/21 na grafia americana, faz referência aos três cromossomos número 21 que caracterizam esta ocorrência genética. Em 2012, por iniciativa do Brasil, a celebração entrou para o calendário oficial da ONU. 

Através de iniciativa pioneira a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) implantou um projeto que visa a inclusão de pessoas com síndrome de down no mercado de trabalho. Desde 2011, por iniciativa do presidente da Casa, Ricardo Motta, três jovens - Manuela Nely de Lima Araújo, 28, Kalina Santos Falcão, 23 e Filipe Medeiros Ramos, 25 - trabalham na ALRN e desempenham suas funções no Cerimonial e Plenário.

A experiência bem sucedida já foi apresentada para assembleias legislativas de outros estados. O projeto de inclusão dos jovens com Síndrome de Down é fruto de uma parceria entre a Assembleia Legislativa, a Associação de Síndrome de Down do RN e Associação de Pais e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (APABB). Para a presidente da associação, Glauciane Santana, a ALRN deu uma oportunidade ímpar aos jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário