6 de janeiro de 2014

Festejos dos Santos Reis Magos chegam ao seu ponto alto hoje (6)



Nesta segunda dia (6), os já tradicionais festejos dos Santos Reis Magos chegam ao seu ponto alto: a procissão com as imagens dos co-padroeiros de Natal. Com saída marcada para as 16h, do Santuário de Santos Reis, na Praça Wilson Miranda, os fieis cruzam várias ruas do bairro homônimo até retornar ao local de origem. São esperadas entre 10 e 15 mil pessoas. ontem, a programação incluiu a Caminhada Penitencial para o Forte dos Reis Magos, com início às 5h, saindo do Santuário, que será seguida de missa. 

De acordo com a responsável pela liturgia do Santuário Arquidiocesano dos Santos Reis, Lysângela do Nascimento, a história do local é ligada diretamente à da cidade de Natal. Ela teria surgido a partir de uma capela que ficava na Fortaleza dos Reis Magos, que foi destruída em 1654, tendo sido recuperada mais à frente, em 1756. 

Conforme Lysângela do Nascimento, as imagens dos Reis Magos – Baltazar, Belchior e Gaspar – que hoje se encontram no santuário, são originais que teriam sido trazidas diretamente de Portugal, em meados de 1753, por ordem de Dom José, então rei do país. Para assegurar a integridade das imagens, as imagens utilizadas na procissão são réplicas. Até 1910, a celebração da Epifania, popularmente chamada de Festa dos Santos Reis, fazia-se dentro do Forte. Na época, foi construída uma nova capela no chamado morro da Limpa, próximo à Fortaleza, para melhor abrigar as imagens. 

A nova capela fora inaugurada no dia 27 de novembro do mesmo ano e, em procissão, as imagens foram conduzidas para o novo templo. No dia 22 de agosto de 1964, foi criada por decreto de Dom Eugênio de Araújo Sales a Paróquia de Santos Reis, passando de capela à Matriz. Após 18 anos como paróquia, foi criada no dia 15 de abril de 1982 a Paróquia da Sagrada Família, elevando a Igreja da Limpa à categoria de Santuário, chamando-se então Santuário Arquidiocesano de Santos Reis. Celebrada anualmente, a Festa de Santos Reis, é hoje uma das maiores de Natal e retrata uma manifestação de fé e devoção popular que traz pessoas de diversos municípios do RN.
Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário