25 de dezembro de 2013

Multidão prestigia missa preparatória para a Festa dos Negros do Rosário na residência de Padre Jocimar











Aconteceu na noite do sábado (21), na residência do Prefeito, Padre Jocimar Dantas de Araújo no centro da cidade, Santa Missa em preparação para a Festa dos 150 Anos de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário em Jardim do Seridó que será realizada de 30 de dezembro a 1º de janeiro de 2014. A missa foi celebrada pelo administrador paroquial, Padre Emanuel Medeiros de Araújo. Na ocasião ainda teve apresentação dos Negros do Rosário, serviço de bazar, leilão e sorteio de prêmios. 

Uma multidão de fiéis participou da celebração. Caravanas de todo o Seridó prestigiaram do evento religioso. Entre os presentes, os vereadores: Joaci Costa (PMDB), secretário municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Francisco Carlos; presidente da União de Negros Pela Igualdade do RN, Valdemir Sales; tesoureira da Irmandade do Rosário, Avani Dias e o ex-prefeito de Cruzeta, Geraldo Alves. 

Ao fazer os seus agradecimentos, Padre Jocimar Dantas também falou da origem dessa tradição. “Esta Festa teve início dentro das senzalas, depois veio à liberdade dos negros que ajudaram a construir Jardim do Seridó. Trata-se de uma celebração jubilar e aqui quero lembrar a memória do sargento Cleso que com muito amor e carinho dedicou anos de sua vida a esta Irmandade. Festejar os 150 Anos dessa cultura viva era o seu maior sonho, mas hoje ele já não está mais presente entre nós”, disse emocionado o Prefeito. 

A Festa dos Negros do Rosário é uma tradição africana iniciada em Jardim do Seridó em 1863, tendo como vigário da época, Padre Francisco Justino Pereira de Brito. “Como eram impedidos de participar da Festa da Padroeira, Nossa Senhora da Conceição no início de dezembro, os negros pediam licença aos seus senhores para celebrar a festa em honra a Nossa Senhora do Rosário no final do ano”, disse o historiador Sebastião Morais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário