10 de dezembro de 2013

Médico cubano chega a Jardim do Seridó para atuar na Atenção Básica de Saúde











O Prefeito de Jardim do Seridó, Padre Jocimar Dantas (PMDB) participou neste sábado (7), no Hotel Parque da Costeira em Natal da recepção aos profissionais integrantes do Programa Mais Médicos do Governo Federal. Antes de desembarcarem em Natal, os médicos cubanos participaram de uma série de treinamentos em Brasília (DF) para conhecerem a rede pública de saúde do país e o sistema nacional de linguagem, entre outros.

Já na capital potiguar, eles participaram durante toda a semana de um treinamento para conhecerem a rede pública de saúde estadual e as características epidemiológicas da população. Todos os profissionais possuem formação generalista para atuarem como clínicos gerais nas Unidades Básicas de Saúde e serão importantes para o fortalecimento e a ampliação da Atenção Básica de Saúde à população. 

O Rio Grande do Norte recebeu os médicos oriundos de Cuba na condição de intercambista para, nos termos do acordo internacional firmado entre o Brasil e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), participarem de processo de qualificação profissional, particularmente na área de Atenção Básica, totalizando 144 profissionais do Programa Mais Médicos. 

O médico que atuará neste município, Dr. Rafael Henrique Villalobos Escalona desembarcou em Natal no início da semana e logo após a recepção de sábado foi conduzido pelo Prefeito Padre Jocimar para Jardim do Seridó. Ao chegar à cidade, o profissional conheceu a residência do Chefe do Executivo Jardinense, alguns pontos turísticos, instituições, o seu local de trabalho (ESF V – Bairro Bela Vista) e no final da tarde também foi recepcionado na residência do vice-prefeito e médico Dr. Anchieta Moura (PT). 

 À noite, Dr. Rafael Henrique participou no Santuário do Sagrado Coração de Jesus da cerimônia de matrimônio da secretaria municipal de Saúde, Drª Talita Moura. Na oportunidade, ele foi apresentado ao médico Dr. Antônio Petronilo que fez questão de convidá-lo para ir até a cidade de Parelhas, onde aconteceria o acolhimento a outro médico cubano. Por fim, os dois médicos retornaram a Jardim do Seridó para participar da festa de casamento que aconteceu no Esplanada Clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário