3 de dezembro de 2013

Criminosos arrombam cooperativa no RN e levam R$ 1 mil em explosivos


Uma quantidade ainda desconhecida de explosivos foi furtada de uma cooperativa de mineradores no município de Ouro Branco, a 250 quilômetros de Natal. A Polícia Militar tomou conhecimento do caso no final da manhã desta segunda-feira (2). "Sabemos apenas que o produto é nitron, que tem alto poder de explosão e custou R$ 1 mil", disse o sargento Antônio Galdino, comandante do destacamento da PM na cidade. Ainda de acordo com o policial, o material estava guardado de forma irregular. A polícia suspeita que o produto levado possa ser usado em ações criminosas contra agências e terminais bancários.

O sargento acrescentou que o material estava no prédio, ainda em construção, da Cooperativa dos Mineradores de Serra do Portão. E quando a polícia chegou, a porta do estabelecimento foi encontrada arrombada. "Esse tipo de produto é regulado pelo Exército e só pode ser armazenado em um paiol", afirmou Galdino, apontando a falha no armazenamento. 

A polícia também pediu para revistar a casa do presidente da associação e, com autorização e acompanhamento dele, encontrou 20 quilos do mesmo produto e 44 espoletins, usados para acionar os explosivos. O material foi apreendido. O presidente da cooperativa e outras pessoas foram levadas à Delegacia de Jardim do Seridó para prestar esclarecimentos. 

"A gente ficou sabendo do arrombamento por uma ligação anônima. A cooperativa não prestou queixa nem acionou a PM. Nesses casos, a polícia precisa saber imediatamente. O alerta já foi dado aqui no estado e na Paraíba. Esse produto pode ser usado por criminosos para arrombar caixas de bancos", contou.

De acordo com a polícia, o nitron é usado pelos mineradores para fazer dinamites artesanais. Eles são usados nas explosões que facilitam a extração do minério.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário