17 de novembro de 2013

Secretaria Municipal de Saúde mobiliza população no Dia Mundial do Diabetes











A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quinta-feira (14), várias atividades preventivas em combate ao Diabetes. A programação teve início com uma caminhada que partiu em frente do prédio da Estratégia Saúde da Família IV (ESF do Bairro Alto do Abrigo) até chegar ao Clube de Idosos São Judas Tadeu. A ação fez parte do Dia Mundial do Diabetes, lembrado nesta data. 

A secretária municipal de Saúde, Drª Talita Moura falou aos presentes que a diabetes é uma doença, na qual seus índices vêm aumentando de forma alarmante e que as pessoas precisam ter noção sobre os danos ocasionados à saúde. “A prevenção sempre será o melhor remédio. No entanto, a prática de atividades físicas, uma alimentação saudável e o uso da medicação corretamente evitarão complicações mais rígidas ao paciente”, ressaltou Drª Talita. 

Na ocasião, a população foi atendida com os serviços de medição de glicemia capilar e atendimento médico, essenciais para a prevenção e tratamento da doença. Como também ocorreram degustação de alimentos, atividades físicas e palestras, que abordaram a diabetes e qualidade de vida. Em Jardim do Seridó, o atendimento aos pacientes diabéticos acontece em todas as unidades de saúde do município. 

A Campanha do Dia Mundial do Diabetes tem por objetivo alertar e conscientizar a população sobre os riscos da doença e o aumento de mortes no Brasil. O Diabetes Mellitus está entre as cinco doenças que mais matam, chegando cada vez mais ao topo da lista. É uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal de glicose (açúcar) no sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário