4 de agosto de 2013

José Aldo vence luta contra coreano e mantém cinturão dos pesos-pena


Com tranquilidade, José Aldo venceu na madrugada deste domingo a luta contra o coreano Chan Sung Jung e manteve o cinturão dos pesos-pena em luta pelo UFC 163, que também ficou marcada por ser a quarta edição da competição no Rio de Janeiro. A vitória veio aos dois minutos do quarto round com um nocaute técnico do brasileiro, depois de uma sequência de socos na cabeça do adversário.

Conquistado em 2010 no UFC 123, o título foi defendido por Aldo pela quinta vez, fazendo dele o segundo brasileiro na competição a manter um cinturão. O potiguar Renan Barão detém há um ano o cinturão do peso galo, após uma vitória sobre o americano Urijah Faber. No mês passado, Anderson Silva perdeu o cinturão dos pesos médios para Chris Weidman e, em dezembro do ano passado, Cain Velasquez conquistou o peso pesado sobre o brasileiro Júnior Cigano. 

Ovacionado com gritos de "o Aldo vem aí, e o bicho vai pegar" pela torcida carioca, Aldo entrou no octógono da HSBC Arena motivado, mesmo lutando com um grave lesão no pé direito. No começo do primeiro round, o brasileiro estudou bastante o adversário, mesmo sem deixar de atacar. Querendo tomar a iniciativa, o coreano entrou dominando o centro do octógono e deu um chute baixo, mas nada abalou o campeão Aldo. Após uma sequência de golpes do brasileiro, Chan Sung Jung recuava mais do que atacava, contrariando o seu apelido de “Zumbi Coreano” por sempre avançar não importa quais duros sejam os golpes. 

No segundo round, Chan entrou novamente disposto a tomar as rédeas da luta, mas ainda não era o bastante. Os jabs do manauense radicado no Rio de Janeiro entravam de forma efetiva e, quando o “Zumbi Coreano” tentou surpreender, José Aldo levou a luta ao solo e Chan tentou atacar o braço do brasileiro. No terceiro round, o cenário não mudou muito. Chan Sung Jung tentou ir pra cima com uma joelhada voadora, mas o brasileiro se safou bem e levou a luta novamente para o solo. 

No quarto e definitivo round, Aldo desferiu uma série de chutes altos que deslocaram o ombro do “Zumbi Coreano”. Percebendo a brecha, o brasileiro partiu pra cima e, após uma sequência de socos na cabeça de Chan, o árbitro Herb Dean foi obrigado a interromper a luta, dando a vitória por nocaute técnico para José Aldo. 

Agora, o campeão do peso-pena deverá decidir o seu futuro. O presidente do UFC Dana White ofereceu a chance de tentar o cinturão da categoria de cima, peso-leve, caso o brasileiro vencesse a luta. Caso decida continuar no peso-pena, Aldo tem três rivais em potenciais, dos quais ele já enfrentou dois: Chad Mendes e Cub Swanson. O terceiro, o americano Ricardo Lamas, é mais desconhecido da torcida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário