5 de agosto de 2013

Cadastro positivo começa a valer em todo país


A partir desta semana, o Cadastro Positivo começa a valer em todo o Brasil. O banco de dados vai manter informações de consumidores que têm histórico favorável de pagamento. A medida pretende permitir melhores condições de negociação entre o consumidor e o comércio. 

Antes da criação deste cadastro, o que apenas existia no país era o cadastro negativo com os nomes dos devedores. A nova lista, de acordo com informações do governo federal, irá facilitar a vida dos cidadãos no momento de conseguir um empréstimo ou um financiamento.

A ferramenta poderá ser utilizada por bancos ou comércios para análise e reconhecimento do “bom pagador”. Além disso, a proposta pretende proporcionar aos consumidores um maior prazo no pagamento com menores taxas de juros. 

A adesão ao cadastro é opcional, por isso, o consumidor deverá autorizar a inclusão dos dados a partir de um termo específico. Após a autorização, o participante pode acessar todas as informações existentes, inclusive o histórico de crédito. O cadastro também pode ser cancelado a qualquer momento. O consumidor pode aderir ao cadastro por meio do SPC Brasil ou Serasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário