25 de março de 2013

RN implanta projeto de prevenção da gravidez na adolescência


A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, assinou, na tarde da última sexta-feira (22), um termo de cooperação com o Instituto Kaplan para a implantação do projeto Vale Sonhar, que tem como objetivo desenvolver uma política de prevenção da gravidez na adolescência. O Vale Sonhar irá beneficiar mais de 100 mil estudantes do ensino médio distribuídos em 293 escolas dos 167 municípios do RN. 

Realizado por meio da metodologia de multiplicador, o projeto tem o objetivo de desenvolver a responsabilidade pessoal dos alunos a partir da percepção do impacto da gravidez no projeto de vida. Para capacitar todas as unidades de ensino da rede estadual, será feita a capacitação de agentes multiplicadores, que irão formar os professores de biologia como agentes de prevenção.

De acordo com a nota divulgada pelo governo do RN, no Brasil, o índice de gravidez na adolescência é de 20%; no RN, este número é de 21%, ou seja, a cada 100 crianças nascidas, 21 são filhos de jovens de 10 a 19 anos. 

A governadora Rosalba Ciarlini ressaltou a importância do projeto para evitar que as adolescentes potiguares tenham um sonho interrompido por conta de uma gravidez não planejada. “Uma das nossas grandes preocupações é a gravidez precoce e nós precisamos, dentro da escola, criar um ambiente propício para orientação e prevenção. Desta forma, as jovens perceberão que uma gravidez na hora errada pode interromper a vida escolar e prejudicar o futuro delas. Queremos que nossas meninas entendam que o caminho é a escola e que o filho fica para quando elas estiverem estruturadas e preparadas para serem mães”, afirmou a governadora. 

A titular da pasta da Educação enfatizou que o projeto é inédito no estado e chega para ser integrado ao currículo escolar. “A primeira coisa que acontece quando uma jovem em idade escolar passa pela experiência de ser mãe é abandonar o sonho de ser alguém por via da escola. E é isso que queremos evitar, pois o nosso objetivo é evitar a gravidez na adolescência, uma vez que este é o motivo de 25% das meninas que deixam a escola antes do tempo”, lembrou a secretária Betania Ramalho, acrescentando que ações de prevenção e de acompanhamento de doenças ligadas à sexualidade já são trabalhadas na rede pública de ensino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário