10 de março de 2013

Quais atividades físicas a pessoa com mais de 60 anos pode praticar?


Todo mundo já sabe a importância da prática de atividades físicas. E os benefícios aumentam proporcionalmente com o tempo: quanto mais se pratica atividade física durante a vida, menores serão as chances de se desenvolver doenças crônico-degenerativas. Mas se você foi sedentário, calma! A prática de exercícios na terceira idade também proporciona melhoras em diversos aspectos.

Na terceira idade, a atividade física ajuda no combate à obesidade, evitando também o surgimento da diabetes, reduz a perda de massa óssea, diminui os riscos de quedas e de fraturas, melhora da capacidade aeróbica, redução das dores existentes nas doenças como artrose, problemas na coluna, tendinite e artrite. Ela ajuda também no aumento da flexibilidade, velocidade ao andar, diminui o risco de doenças cardiovasculares, controla a diabetes e apresenta sensação de bem-estar e autoestima. Além disso tudo, a prática de exercícios aumenta a autonomia, promove maior sociabilidade e independência pessoal, previne o surgimento de doenças relacionados ao envelhecimento, aumento do bem-estar, diminuição da depressão e da ansiedade e controle de peso corporal. 

As pessoas nessa fase da vida devem procurar um médico antes de iniciar qualquer atividade, por mais simples que ela possa parecer. Esse profissional irá fazer uma avaliação clínica completa, que irá estabelecer os limites ou não para determinada atividade. Recebendo a aprovação do médico, o próximo passo é procurar orientação de profissionais de educação física, escolher o exercício que mais agrada e, principalmente, respeitar os próprios limites. 

Essas atividades irão trazer benefícios em três aspectos:

 - Social: aumenta a interação entre os indivíduos da mesma idade e os insere na sociedade; 

 - Psicológico e/ou neurológico: exercícios melhoram o humor, diminuem a ansiedade, previnem a depressão e estimulam a memória e a aprendizagem;

 - Físico: aumento da capacidade cardiopulmonar e da flexibilidade, crescimento da massa muscular, da força e da densidade mineral óssea. Também diminui o percentual de gordura e controla o colesterol e a glicemia (taxa de açúcar no sangue), entre outros benefícios. 

Genericamente, recomenda-se para o idoso exercícios do tipo aeróbio, de musculação e de flexibilidade, pois são capacidades que sofrem significativo declínio com o avançar da idade. Porém, eles devem ser feitos com moderação. Caso contrário, pode ocorrer um desgaste das articulações, causando artrose, um problema que provoca dor, deformações e limitação dos movimentos. A freqüência pode variar de uma a três vezes por semana, com média de duração para cada sessão de 20 a 60 minutos. As atividades mais recomendadas são: Natação, Pilates, Musculação, Dança e Hidroginástica.
TN/RN


Nenhum comentário:

Postar um comentário