28 de março de 2013

Plano Brasil Maior promete beneficiar a indústria no RN


A implantação de uma política industrial foi discutida na noite de ontem durante reunião realizada na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern). Na ocasião, o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Alessandro Teixeira, apresentou o Plano Brasil Maior, cujo objetivo é sustentar o crescimento econômico do país com foco na inovação e no adensamento produtivo do parque industrial brasileiro. Segundo ele, o projeto prevê medidas de desoneração que contemplarão a indústria potiguar. 

Também participaram do evento o presidente da Fiern, Amaro Sales, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Rogério Marinho, o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), Fernando Bezerril, o diretor de Operações do Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas do Rio Grande do Norte, Lázaro Mangabeira e a deputada federal Fátima Bezerra. 

De acordo com Alessandro Teixeira, a política industrial do governo federal prevê medidas de desoneração, ampliação de incentivos fiscais e facilitação de financiamentos para agregação de valor nacional e competitividade das cadeias produtivas, ações essas em que o RN será contemplado. Contudo, o secretário-executivo do Mdic disse não ter números que explicitassem em quanto o RN seria desonerado com as medidas. “

Estamos fazendo uma visita às federações de indústria para escutar as demandas do setor empresarial. O RN é um estado em desenvolvimento, que tem uma base industrial muito forte, assentada na agroindústria, em recursos naturais como sal, algodão, na castanha de caju, no pescado e também na apicultura. O trabalho do Plano Brasil Maior e do Ministério do Desenvolvimento é agregar a essa produção”, afirmou.

Na ocasião, o secretário estadual Rogério Marinho destacou a importância de melhorar a competitividade e gerar renda no Estado. Ele também aproveitou a oportunidade para anunciar que no dia 15 de abril será lançado o Plano de Negócios do Estado, contemplando os diversos segmentos da economia potiguar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário