28 de março de 2013

Enade vai avaliar cursos de medicina e outros das áreas de saúde e agrária


O Ministério da Educação publicou nesta quinta-feira (28), no “Diário Oficial da União”, uma portaria com as regras do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) que será realizado este ano. Serão avaliados estudantes do primeiro e do último ano de 17 cursos (13 de graduação e 4 tecnológos), a maioria na área de saúde como medicina, biomedicina, nutrição, enfermagem, odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, gestão hospitalar e radiologia, além de cursos de ciências agrárias como agronomia, zootecnia, gestão ambiental e medicina veterinária.

A prova do Enade será realizada no dia 13 de novembro a partir das 13h (de Brasília). Segundo a portaria, o manual do exame será divulgado no final de maio.

O Enade avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. 

A partir do desempenho dos estudantes na prova o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) elabora a avaliação do curso, que precisa ter conceito acima de 3 em uma escala de 1 a 5 para ser considerado satisfatório. A avaliação é feita a cada três anos. 

Devem participar estudantes que entraram nos cursos este ano e que tenham cumprido ao menos 25% da carga horária mínima do currículo do curso; estudantes concluintes dos cursos de bacharelado, ou seja, que devem concluir o curso até julho de 2014, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo do curso; e estudantes concluintes dos cursos superiores de tecnologia, que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 75% da carga horária mínima do currículo. 

A prova será aplicada no município onde o estudante realiza o curso. Se ele estiver em outra cidade em alguma atividade acadêmica, poderá fazer a prova naquele município.


Nenhum comentário:

Postar um comentário