7 de março de 2013

Copom mantém juro em 7,25% ao ano, mas deixa porta aberta para alta


O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (6) manter os juros básicos da economia brasileira inalterados em 7,25% ao ano – na mínima histórica. Com isso, confirmou a expectativa da maior parte dos analistas do mercado financeiro. Essa foi a terceira reunião consecutiva na qual a taxa Selic foi mantida estável. A taxa se encontra no atual patamar desde outubro do ano passado.

Diante do fraco crescimento da economia e da alta da inflação, o cenário da reunião do Copom deste mês foi considerado complexo pelos economistas. "O grande conflito do Brasil é a imperativa necessidade de crescer em um ambiente inflacionário que precisa ser revertido (...) É um quadro muito complexo que impõe a necessidade do governo fazer a opção pelo crescimento ou pela contenção da inflação. Se optar por ambos pode colher o fracasso", avaliou Sidnei Nehme, diretor-executivo da NGO Corretora. 

Até o momento, a maior parcela dos economistas dos bancos acredita que a taxa permanecerá no patamar de 7,25% ao ano, pelo menos, até o fim de 2013. Alguns deles, porém, já preveem que os juros terão de subir em algum momento neste ano para conter a alta da inflação. A curva do mercado futuro, inclusive, já precifica um aumento dos juros no decorrer de 2013 - apontando para uma taxa de 7,8% ao ano em janeiro de 2014. O comunicado divulgado pelo BC após a reunião do Copom foi alterado, suprimindo a parte, existente anteriormente, de que os juros permaneceriam estáveis por um "período de tempo suficientemente prolongado" de tempo. 

O comunicado divulgado nesta quarta apenas informa que o Copom irá acompanhar a evolução do cenário até sua próxima reunião, em abril, para definir os próximos passos na sua estratégia para os juros. Segundo economistas, isso pode significar alta da taxa básica nos próximos meses, até mesmo em abril.


Nenhum comentário:

Postar um comentário