31 de março de 2013

Com números em expansão, telefonia custará menos para o consumidor


Números recentes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostram que o Brasil tem mais de 263,04 milhões de linhas ativas na telefonia móvel. Apenas em fevereiro, foram registradas mais de 785,75 mil novas habilitações de chips, o que representa um crescimento de 0,30% na base de assinantes em relação a janeiro. Só no Rio Grande do Norte, há mais de 4,39 milhões de chips ativos. Os números que mostram a evolução no estado e a fatia mordida por cada operadora não estão disponíveis neste momento. 

No Brasil, entretanto, a disputa tem sido acirrada, principalmente no topo do ranking. A Vivo mantém a liderança do mercado, nacionalmente, com 28,83% do total de usuários. A empresa é seguida de perto pela TIM, com 26,88% e pela Claro, com 25,12%. Em quarto lugar está a Oi, com 18,83% dos usuários. Há também outras operadoras que não alcançam 1% do mercado.

Redução 

O custo de chamadas de telefones fixos para os celulares deverá ser reduzido a partir do dia 6 de abril. O valor pago por minuto nesse tipo de ligação custará, em média, R$ 0,04 a menos. A redução é de 8,77% no valor da tarifa para as concessionárias Telefônica, CTBC Telecom, Sercomtel, Embratel e Oi, nos Estados da antiga Brasil Telecom. 

Já as unidades da federação atendidas pela Oi onde antigamente era a Telemar, a diminuição será de 18,6%. O porcentual é maior para esta empresa porque, devido a questões judiciais, as tarifas dela não sofreram redução no ano passado.

Em 2012, as concessionárias Oi S.A (Brasil Telecom), Telefônica, CTBC Telecom, Sercomtel e Embratel tiveram redução de 10,78% no valor das tarifas. A Telemar Norte Leste S.A não teve redução em suas tarifas, em função de determinações judiciais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário