28 de março de 2013

BC prevê inflação acima de 5% ao ano em todo o governo Dilma Rousseff

O Banco Central elevou nesta quinta-feira (28) sua estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que baliza o sistema de metas de inflação do governo brasileiro, para os anos de 2013 e 2014. 

Com a revisão dos números, a expectativa de inflação da autoridade monetária, que estava pouco abaixo de 5%, superou, pela primeira vez, essa barreira para este ano e para o próximo – algo que o mercado financeiro já prevê desde março do ano passado, ou seja, há um ano.

Em 2011 e 2012, o IPCA somou 6,50% e 5,84%, respectivamente. Com isso, a autoridade monetária admitiu, por meio do relatório de inflação do primeiro trimestre deste ano, documento divulgado nesta quinta, que o IPCA não deve ficar abaixo de 5% em nenhum ano do mandato da presidente Dilma Rousseff, que termina em 2014.

Previsões do Banco Central e do mercado Para 2013, a previsão oficial do Banco Central para o IPCA, que até dezembro do ano passado estava pouco abaixo dos 5%, passou para 5,7% (no cenário de referência, que considera juro e câmbio estáveis) e para 5,8% no cenário de mercado (que contempla as previsões dos analistas dos bancos para a taxa básica de juro da economia e para o valor do dólar). 

Já para 2014, a estimativa do BC, que também estava pouco abaixo dos 5% em ambos os cenários, passou para 5,3% no cenário de referência e para 5,1% no cenário de mercado. A expectativa de inflação da autoridade monetária está alinhada com o que pensa o mercado financeiro para este ano, visto que os analistas dos bancos estimam um IPCA de 5,71% para 2013. Entretanto, para o ano que vem, a previsão do mercado ainda é mais alta que a da autoridade monetária (5,6%).


Nenhum comentário:

Postar um comentário