18 de fevereiro de 2013

Páscoa cria 20 mil vagas temporárias para produção e venda de ovos



Para atender a uma clientela de todos os gostos e idades, os fabricantes de chocolates se preparam para movimentar o mercado de trabalho na Páscoa com mais de 20 mil vagas de empregos temporários, tanto na produção de ovos como para a venda. 

A estimativa é da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) que divulga no próximo dia 29, em São Paulo, a expectativa de vendas para esta Páscoa e o desempenho da indústria de chocolates no país em 2012.  

Ubiracy Fonseca, vice-presidente de Chocolate da Abicab, informa que em 2011 a produção nacional de ovos de Páscoa chegou a 18 mil toneladas. A associação representa 95% dos fabricantes de chocolates e balas do Brasil, entre eles 40 fábricas de chocolates. As regiões mais consumidoras de chocolate são, pela ordem, Sudeste, Sul, Nordeste, Centro Oeste e Norte.

 “O Brasil é terceiro maior produtor de chocolates do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da Alemanha, e é o quarto maior consumidor. O país exporta chocolates para mais de cem países, cerca de 15 mil toneladas por ano. Somos um grande player mundial do chocolate”, disse Ubiracy. 

Segundo a Abicab, a fabricante Barion se prepara para a Páscoa com a contratação de 80 temporários para produção e 50 promotores; a Cacau Show contratará 3.900 temporáriospara 1.300 lojas da rede. A Cory terá 200 funcionários temporários, sendo 150 para a fábrica e 50 para o atendimento no varejo. O Grupo CRM, detentor da Kopenhagen e da Chocolates Brasil Cacau, abriu 543 vagas temporárias no seu complexo industrial na cidade de Extrema, sul de Minas Gerais. Para as lojas próprias das marcas são 103 vagas temporárias – para as franquias, as contratações são feitas diretamente com os franqueados e podem chegar a 440.

 A Munik recrutou cem colaboradores temporários para as lojas e 60 para a fábrica, localizada em São Paulo. A Top Cau, por sua vez, contratou 600 colaboradores para a linha de produção, além de mil promotores para os pontos de venda entre os meses de fevereiro e março, e a Village contrata 500 temporários para a produção. Já a Pandurata (Bauducco, Visconti e Hershey’s) contará com 1.300 temporários em todo o país, entre fábricas e vendas. A Nestlé terá 3.500 temporários.
G1/SP


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