7 de janeiro de 2013

A partir de agora, eletrodomésticos só podem ser vendidos com o selo do Inmetro

A medida entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2013. Ipem-RN passa a fiscalizar os produtos no Estado e recomenda atenção aos consumidores. A partir de agora, 144 tipos de eletrodomésticos só poderão ser vendidos ao consumidor com o selo do Inmetro. Desde o primeiro dia do ano, cafeteiras, liquidificadores, batedeiras, fogões, fornos elétricos, secadoras de roupa, entre outros produtos, passaram a ser fiscalizados pelos órgãos delegados do Instituto nos Estados.

Fabricantes e importadores desses aparelhos já estavam impedidos de disponibilizar ao varejo equipamentos fora das exigências do Inmetro desde o dia 1º de julho de 2012, quando foram estabelecidos os requisitos de conformidade para aparelhos eletrodomésticos e similares.

O diretor do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN), Carlson Gomes, recomenda aos consumidores potiguares redobrar a atenção na hora da compra. “Somente leve o produto para casa se tiver o selo afixado e, em caso de irregularidades, denuncie à nossa Ouvidoria", alerta o gestor. O telefone para dúvidas e denúncias é o 0800-281-4054. A ligação é gratuita. O Inmetro disponibilizou um guia com os aparelhos que estão obrigados a seguir as normas. Clique aqui para conhecer os produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário