5 de dezembro de 2012

Seridó lidera desenvolvimento social no RN

Nove municípios do Seridó, dois da Grande Natal e um do Oeste lideram o ranking do ISDM – Indicador Social de Desenvolvimento dos Municípios, estudo elaborado pela Fundação Getúlio Vargas e divulgado ontem em São Paulo. Com ISDM 5,24, Acari lidera o ranking, seguindo por Natal, São José do Seridó, Parnamirim, Caicó e Mossoró. Na outra ponta da tabela estão os municípios de João Dias, que tem a pior renda domiciliar do Rio Grande do Norte e a maior taxa de analfabetismo; Venha-Ver, Paraná, Porto do Mangue, Jardim de Angicos e Serra do Mel. Venha Ver, no Alto Oeste e Porto do Mangue (no Vale do Açu) são municípios criados na década de 1990. Criado na década de 1970 pelo então governador Cortez Pereira, com uma proposta diferente de desenvolvimento e fixação do homem no campo, Serra do Mel tem indicador 3,05, numa escala que vai a 10. 

O estudo foi feito com dados de 2010 do IBGE e dos ministérios da Saúde e da Educação. Em habitação foram avaliados coleta de lixo, energia elétrica, água canalizada, esgoto, casa própria e número de pessoas por cômodo da casa. Em renda, foram consideradas extrema pobreza e pobreza; em trabalho, taxa de ocupação, formalização e trabalho infantil. Em saúde e segurança foi analisada a taxa de mortalidade infantil, os nascidos vivos com baixo peso, a taxa de mortalidade infantil por causas evitáveis, a gravidez precoce e a taxa de homicídio. Em educação, a pesquisa avaliou o ensino fundamental e o ensino básico. 

Acari tem a melhor nota no índice Habitação; Timbaúba dos Batistas em Renda; Natal em Trabalho; Vila Flor em Segurança; São José do Seridó em Educação. Acari, Natal, São José do Seridó e Parnamirim estão entre os 15 melhores do Nordeste. A violência empurra os municípios mais populosos para baixo. No item segurança, Natal ocupa o 44º lugar, Parnamirim o 69º e Mossoró o 118º. 

O ranking nordestino do ISDM é liderado por Salvador, capital da Bahia, seguido por Aracaju, capital de Sergipe e Itapetinga, cidade-sede da Azaleia na Bahia. No ranking dos Estados, o Rio Grande do Norte ocupa o 13º lugar. É o nordestino mais bem posicionado no ranking, liderado pelo Distrito Federal e seguido por São Paulo e Santa Catarina.
Tribuna do Norte


Nenhum comentário:

Postar um comentário