18 de dezembro de 2012

Segunda parcela do 13º salário deve ser paga até quinta-feira (20)

Os trabalhadores recebem até quinta-feira (20) a segunda parcela do 13º salário deste ano. Neste pagamento, serão descontados o IR (Imposto de Renda) e a contribuição para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Por isso, é necessário ficar atento ao valor. 

Os trabalhadores receberam a primeira parcela --que é metade do abono-- com as férias ou até o dia 30 de novembro. Nesta semana, deve cair a segunda metade do dinheiro, com os descontos. O valor total do 13º salário deve ser igual à remuneração de dezembro. Os adicionais, como o de insalubridade, devem ser considerados no cálculo do abono. 

Quem teve renda variável, porque fez horas extras em alguns meses, por exemplo, precisará calcular a média recebida para chegar ao valor devido pela empresa. O mesmo vale para as comissões.

DESCONTOS 

O primeiro desconto a ser aplicado sobre o 13º total é o do INSS. Depois, é preciso calcular o IR - quem ganha até R$ 1.637,11 é isento. Os descontos devem ser subtraídos da metade do 13º para chegar ao valor da segunda parcela. 
 Da Folha de S. Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário