11 de dezembro de 2012

Hermano entrega Medalha do Mérito Social à Irmã Lúcia Montenegro


Em solenidade promovida nesta segunda-feira (10) pela Assembleia Legislativa o RN, o deputado Hermano Morais entregou a Medalha do Mérito Social Maria do Céu Fernandes à Irmã Lúcia Montenegro, fundadora e diretora da Casa do Menor Trabalhador. 

A Irmã Lúcia Montenegro nasceu em Quixadá, no Ceará, no ano de 1925. Ingressou na Congregação da Caridade das Filhas de São Vicente de Paulo em 1950, dando início a sua missão na promoção e educação de crianças pobres. Cursou Serviço Social na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e fez mestrado em Sociologia na Universidade Federal de Pernambuco. Mudou-se para Natal em 1961 e atuou como professora da UFRN e do Seminário São Pedro durante 20 anos.

A simplicidade é uma das características mais marcantes da Irmã Lúcia, assim como o amor ao próximo e a vontade de servir, tendo como lema as palavras de Cristo: “Quem acolhe o menor, a Mim acolhe”. Por isso, em 1987 ela fundou uma das mais importantes instituições de caridade do RN: a Casa do Menor Trabalhador, que atua no resgate social de crianças e adolescentes através de ações sócio-educativas, qualificação social e profissional. Milhares de jovens já foram beneficiados graças ao trabalho e dedicação da Irmã Lúcia Montenegro. 

Para Hermano, a homenageada é digna de todas as honras: “A Irmã Lúcia Montenegro merece todas as homenagens, pois é uma mulher que dedicou sua vida a cuidar dos outros, principalmente dos jovens em situação de risco social. O amor que ela tem pela Casa do Menor Trabalhador é algo inexplicável e admirável. Nossa sociedade precisa muito de bons exemplos como o dela”, destacou. A Irmã Lúcia agradeceu a homenagem com a simplicidade que lhe é peculiar. “Fico feliz com a homenagem, mas minha alegria maior é ver o sorriso no rosto de todas as crianças e adolescentes”, finalizou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário