26 de novembro de 2012

Violência: Núcleo de Assistência Jurídica e Psicossocial às mulheres chegará ao Seridó

A região do Seridó ganhará brevemente um Núcleo Especializado de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica (NUDEM), cuja sede funciona na Comarca de Caicó. O NUDEM-Caicó tem como objetivo a prestação de assistência Jurídica e psicossocial às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e familiar, bem como aos seus familiares. 

O Dr. Rodrigo Gomes da Costa Lira, Defensor Público autor do Projeto, informou que a previsão de início das atividades de execução do Núcleo será em 2013, com uma expectativa de atendimento em torno de 800 pessoas por ano, visando tanto a prevenção à violência quanto o apoio psicossocial pós-traumático. Além disso, o referido convênio proporcionará a ampliação da estrutura de atendimento do atual Núcleo Regional do Seridó, mediante aquisição de bens e serviços para a consecução de suas finalidades institucionais. 

Segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o Nordeste é a região brasileira com a maior parte das denúncias de crimes contra a mulher, concentrando 37% do total, seguida pelo Sudeste, com 35%. Na relação denúncia por número de habitantes, o Rio Grande do Norte foi considerado o estado com o maior número de registros no primeiro trimestre de 2011, tendo sido efetuadas 13,29 denúncias para cada 100 mil habitantes, de janeiro a março de 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário