13 de novembro de 2012

Operação Drible desbarata quadrilha que sonegava impostos na compra de combustíveis


Deflagrada na manhã desta terça-feira (13), às 5h, a Operação Drible, onde foi desbaratada uma quadrilha que adulterava e atuava na compra e venda irregular de combustíveis no Rio Grande do Norte. Ao todo, foram expedidos 16 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão. O prejuízo total da quadrilha aos cofres públicos pode chegar a R$ 7 milhões, somente pela sonegação fiscal na comercialização de álcool. 

De acordo com informações do Ministério Público Estadual, que atuou na operação em conjunto com Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Estadual de Tributação, Agência Nacional de Petróleo e Polícia Civil, a quadrilha mantinha um esquema de compra de álcool combustível diretamente às usinas, onde o produto era retirado através de empresas fantasmas e revendido nos mais de 20 postos do grupo. 

A quadrilha tinha ramificações em Natal, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, Taipu, Extremoz e Mossoró. Ainda segundo informações do MP, o grupo atuava desde 2005 e, devido às fraudes, conseguia vender combustíveis a preço mais baixo que o mercado, desequilibrando a concorrência. 

A investigação apura indícios de formação de quadrilha, distribuição ilegal de álcool, adulteração de combustíveis, lavagem de ativos e sonegação fiscal, falsificação de documento público e falsidade ideológica, uso de documento falso e corrupção ativa. Não há, no entanto, a confirmação sobre o cumprimento dos mandados expedidos pela Justiça. 

A operação, executada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pelo Núcleo de Operações Especiais da PRF (NOE), tem 84 policiais do Piauí, do Ceará, da Paraíba e de Pernambuco atuando nos mandados de busca e apreensão e de prisão. 

20 promotores do MPE trabalham na Operação Drible, incluindo representantes da Promotoria de Defesa do Consumidor e da Promotoria de Combate à Sonegação Fiscal. Todo o material apreendido está sendo levado para a 1ª Unidade Regional de Tributação (URT), na avenida Capitão Mor Gouveia. O secretário estadual de Tributação, José Airton, está na URT junto aos promotores e policiais participantes e deve receber a imprensa ainda na manhã de hoje para falar sobre o caso. 

As equipes que fizeram intervenções no postos contavam com quatro policiais rodoviários federais, 1 promotor de justiça, um auditor fiscal da Secretaria de Tributação e um responsável na área de Tecnologia da Informação, para descobrir de que forma as máquinas eram fraudadas e onde o imposto era sonegado.
Tribuna do Norte


Nenhum comentário:

Postar um comentário