19 de novembro de 2012

Expansão da classe média influencia crescimento do mercado de orgânicos

A produção de alimentos orgânicos no Brasil é vista pelo diretor de Agregação de Valor do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Arnoldo de Campos, como uma grande oportunidade para a agricultura familiar. Campos é um dos debatedores do seminário Brasil Orgânico e Sustentável/Rio de Janeiro - Impactos da Política Nacional de Agroecologia, que será realizado nesta segunda-feira (19), na capital fluminense. 

"Graças ao crescimento da economia, a gente tem um aumento muito significativo da classe média, e quando a pessoa tem mais renda, fica mais exigente. As preocupações com a saúde, alimentação saudável e livre de agrotóxicos, se intensificam na sociedade. Isso acaba sendo uma boa oportunidade para os agricultores familiares, que têm mais vocação para esse tipo de sistema produtivo", disse Campos, em entrevista à Agência Brasil. 

Segundo o diretor do MDA, o mercado de produtos orgânicos movimenta hoje, no Brasil, "em torno de meio bilhão de reais". Esse mercado cresce entre 15% e 20% ao ano e é abastecido por cerca de 90 mil produtores que "têm alguma produção orgânica ou agroecológica". Desse total, cerca de 85% são agricultores familiares. 

Arnoldo de Campos não tem dúvida de que a tendência é a expansão da demanda por produtos verdes. "As redes de supermercados pretendem elevar a oferta de produtos orgânicos porque seus consumidores estão demandando isso. A indústria de alimentos quer ter mais fornecedores com essa característica. Os restaurantes, bares e hotéis cada vez mais querem ter uma parte dos seus cardápios para atender aos clientes que consomem produtos orgânicos", informou. 

O diretor assegurou que há uma demanda em diferentes setores da economia por esse tipo de produto. "É uma demanda crescente que hoje está represada pela oferta ou pela desorganização das cadeias produtivas do setor, que é um setor novo no Brasil". O seminário vai apresentar as ações do núcleo temático Copa Orgânica e Sustentável. 

O evento é promovido pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), por meio do projeto Centro de Inteligência em Orgânicos, e pelo portal Planeta Orgânico, com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Fonte: Agência Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário