5 de agosto de 2012

Secretaria Municipal de Saúde realizou capacitação sobre Doença de Chagas


Os técnicos da Secretaria de Saúde, em Jardim do Seridó, estiveram reunidos na Casa de Cultura, com o objetivo de capacitarem-se contra a Doença de Chagas no Município. Estiveram presentes a Coordenadora Estadual do Programa de Chagas, Lúcia abrandes, o Coordenador Regional do Programa de Chagas, Aniceto Alves Martins Neto, Representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Ionilson de Azevedo Santiago e Profissionais da área de Saúde.

“Jardim do Seridó foi o primeiro município a promover uma capacitação sobre a Doença de Chagas. Em virtude do trabalho realizado pela secretaria de saúde e o setor de endemias, o Município será contemplado com uma lupa entomológica doada pelo Núcleo de Entomologia da SESAP/RN”, disse Lúcia abrandes, Coordenadora Estadual do Programa de Chagas.

A doença de Chagas, mal de Chagas ou chaguismo, também chamada tripanossomíase americana, é uma infecção causada pelo protozoário cinetoplástida flagelado Trypanosoma Cruzi, e transmitida por insetos, conhecidos no Brasil como barbeiros, ou ainda, chupança, fincão, bicudo, chupão, procotó, (da família dos Reduvídeos (Reduviidae), pertencentes aos gêneros Triatoma, Rhodnius e Panstrongylus.

Os sintomas da doença de Chagas podem variar durante o curso da infecção. Nos primeiros anos, na fase aguda, os sintomas são geralmente lentos, pouco mais do que inchaço nos locais de infecção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário