19 de agosto de 2012

Jardim do Seridó é destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

A Educação em Jardim do Seridó evoluiu no resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado pelo Ministério da Educação essa semana. De acordo com os dados, nos anos iniciais do ensino fundamental passou de 4.0 em 2009 para 4,8 em 2011, e nos anos finais do ensino fundamental passou de 3,2 em 2009 para 3,7 em 2011.

A edição mais recente do índice calculou os dados de 30.842 escolas do fundamental II, e 908 delas, ou 2,94% do total, somaram 5,5 pontos, patamar que o governo só pretende alcançar na média brasileira para este ciclo do fundamental daqui a nove anos. O IDEB Brasil é uma média do índice de todas as escolas.

“Sabemos que a educação engloba especificamente processos de ensinar e aprender, e que diferentes fatores sociais, econômicos e culturais interferem diretamente neste processo. Estamos unindo esforços na melhoria de nossas escolas públicas municipais conseguindo, consequentemente, resultados satisfatórios nas avaliações de rendimento escolar”, disse Marecilda Bezerra, Secretária de Educação em Jardim do Seridó.

Nos últimos quatro anos a educação Jardinense passou por vários avanços como: melhoria na infraestrutura das escolas desde a educação infantil ao ensino fundamental, aquisição de mobiliários, abertura de educação infantil na zona rural, aquisição de transportes escolares, eleições direta nas escolas, formação profissional, fardamento, kit escolares, adesão e implementação a programas voltados para a melhoria da escola e aperfeiçoamentos da aprendizagem tais como: banda fanfarra, grupo de violão, grupo de sax, polícia mirim, capoeira, leitura e o que é mais importante, valorização do magistério com a implementação do piso salarial aos professores e pagamento em dia.

“Creio que nesta administração temos contribuído de maneira efetiva com uma nova prática educacional e mais democrática e participativa que nos levará a melhores resultados com o ideal de termos uma sociedade com sujeitos autônomos organizados, críticos, criadores, livres e mais felizes”. Concluiu Marecilda Bezerra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário