15 de junho de 2012

Hermano diz que dados da pesquisa de saúde bucal no RN são preocupantes


O deputado, Hermano Morais (PMDB) disse que o resultado da primeira pesquisa de Saúde Bucal do RN são preocupantes, principalmente os que apontam para o fato de um terço dos jovens (com idades entre 15 e 19 anos) precisarem do uso de prótese dentária. “Isso demonstra a necessidade urgente de mais investimentos em saúde pública”, disse o parlamentar.

Os dados fazem parte do levantamento feito em parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde Pública do RN, a Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (FAPERN), UFRN, (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - e Secretarias Municipais de Saúde do RN. Mais de 5 mil pessoas foram entrevistadas em 24 cidades do RN. “Esses números mostram que ainda somos um país de desdentados”, falou Hermano.

Apesar desse índice, a pesquisa mostrou um dado animador, em relação à procura pelos serviços odontológicos, pois o RN encontra-se acima da média do Nordeste (73,1%), com 79,3% das crianças na faixa etária dos 12 anos que já realizaram alguma consulta com o dentista. No Brasil este índice está em 80,5%. O tipo de atendimento odontológico é predominantemente realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nesta faixa etária, com 78,8%.


Nenhum comentário:

Postar um comentário