8 de junho de 2012

Conselho Tutelar e de Direitos de Jardim do Seridó participam de Capacitação realizada em Caicó




O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONSEC/RN), juntamente com a Escola de Conselhos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em parceria com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República realizou recentemente no município de Caicó, o Curso de Formação Continuada para Conselheiros de Direito e Conselheiros Tutelares do Estado do Rio Grande do Norte.

Com uma carga horária de 72 horas, dividida em três módulos, o referido curso objetivou “fortalecer a capacidade técnica, ética e política dos Conselheiros de Direitos e Conselheiros Tutelares para a consolidação da Política e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no Rio Grande do Norte”.

Na oportunidade os membros do CMDCA e do Conselho Tutelar de Jardim de Jardim do Seridó estiveram presentes com os demais Conselheiros de Direito e Conselheiros Tutelares das cidades de: Cruzeta, Santana do Seridó, Cerro Corá, Lagoa Nova e Equador.

Segundo os Conselheiros de Direitos e Tutelares de Jardim do Seridó, essa foi uma capacitação riquíssima, tendo em vista a metodologia utilizada pelos facilitadores e educadores sociais, onde estes puderam empregar desde questões teóricas pertinentes à história da política de proteção e atendimento de crianças e adolescente, até as Leis atuais que visam garantir o direito de crianças e adolescentes.

Fez-se uso de oficinas, o que permitiu a troca de experiências entre os conselheiros, perpassando desde a maneira de atuação dos Conselhos até a rede de Atendimento de Proteção Integral, Planos de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, Plano de convivência familiar e comunitária, Plano de Erradicação ao Trabalho Infantil, entre outros temas gerais.

Foi um momento importantíssimo para a atuação dos Conselheiros de Direito de Jardim do Seridó, em especial para os Conselheiros Tutelares que iniciaram sua atuação com uma Capacitação digna de aplausos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário