10 de abril de 2012

O problema da violência em Parelhas está relacionado com o tráfico de drogas, afirma Ministério Público

A declaração foi da promotora de Justiça Polireda Madaly Bezerra, em entrevista com exclusividade para o Blog do Gilvan Cabral e A Fonte recentemente em seu gabinete, além de atuar em Jardim do Seridó, responde interinamente, pelas comarcas de Parelhas, Equador e Santana do Seridó.

O acúmulo das funções é motivado pelas férias dos promotores titulares. Recentemente, a promotora participou do movimento denominado “Tolerância Zero”, que discutiu medidas para o combate da violência no município. No entanto, as medidas para o combate ainda não surtiram efeito. “Os processos com os quais eu tive contato são relacionados ao tráfico. Alguém rouba uma pessoa para conseguir dinheiro e comprar crack; o filho bate na mãe por que pediu dinheiro e ela não deu; fulano foi assassinado, pois estava devendo ao traficante; enfim a maioria dos crimes é originada ou então muito ligada a ele”, disse Polireda.

Para ela, os estudos ligados ao direito penal e a criminologia apontam que a repressão não é o viés mais seguro para que se combata o crime. “A repressão não acaba com o crime. Controla, desestimula, mas não é a única coisa. É preciso que em uma sociedade, como a de Parelhas, existam órgãos que atuem na prevenção. A Polícia, o Ministério Público até trabalham com prevenção, mas precisa que seja feito ainda mais”, destacou a Promotora.

O trabalho preventivo deve ser realizado com clínicas ou órgãos que possam tratar os dependentes químicos, evitando assim, que viciados e adolescentes entrem ou permaneçam no mundo do tráfego. “A punição, logicamente, deve acontecer, mas nunca será o suficiente para resolver esse tipo de problema. Se não houver uma organização por parte do Estado para que haja uma prestação de serviço preventivo, o problema vai continuar sem ser resolvido. Não é simples, com resultados rápidos, mas é preciso que seja iniciado”, completou a Promotora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário