14 de março de 2012

População jardinense lota as dependências da Câmara Municipal para assistir a palestra sobre H1N1








Aconteceu nesta quarta-feira (14), na Câmara Municipal de Vereadores de Jardim do Seridó, uma importante e esclarecedora palestra sobre a Influenza A (H1N1), popularmente conhecida, como gripe suína, ministrada pela coordenadora de vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde (SESAP), Juliana Araújo. O principal objetivo da palestra foi tranquilizar a população sobre o fato.

Inicialmente, ela explanou que a Influenza A, ainda chamada pelas pessoas como gripe suína, termo esse que já não se usa mais entre os profissionais de saúde, é uma doença respiratória causada pelos vírus A (H1N1), devido a mutações no vírus e transmissão de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou secreções respiratórias de pessoas infectadas. A coordenadora disse que esse tipo de vírus já está no Estado desde o ano de 2009.

“Não existe motivos para se criar um pânico desnecessário na população dessa cidade. A paciente que foi confirmada com o vírus H1N1 foi devidamente tratada desde o início do caso pelos profissionais e como não surgiu outro caso desta natureza, comprova que no município não existe um surto da doença. E digo mais têm pessoas aqui que talvez já tiveram Influenza A e como o quadro não se agravou, nem ela mesmo ficou sabendo, pois os sintomas são os mesmos de uma gripe comum”, afirmou Juliana.

Após a explanação de Juliana Araújo, o público presente também pode tirar as suas dúvidas fazendo diversas perguntas, entre elas, como se dar o contágio, quais os sintomas, grupo de risco e se seria disponibilizada a vacina para Jardim do Seridó. A representante da SESAP respondeu da seguinte forma:

“A contaminação se dá da mesma forma que a gripe comum, por via aérea, contato direto com o infectado, ou indireto (através das mãos) com objetos contaminados, porém não há contaminação pelo consumo de carne ou produtos. Está incluso no grupo de risco as gestantes, pacientes com doença crônica, crianças menores de 2 anos e idosos acima de 60 anos. Sobre a vacina o Ministério da Saúde disponibilizou em 2010, onde foi realizada uma campanha nacional e as pessoas que tomaram estão imunizadas, e como é muito cara a fabricação não se sabe quando vai acontecer novamente”, explicou.

Estiveram presentes além da coordenadora de vigilância Epidemiológica do RN, Juliana Araújo; a secretária municipal de Saúde de Jardim do Seridó, Zuíla Clemens Coutinho e Paiva; diretor Administrativo do Hospital Regional de Caicó, José da Noite de Medeiros; secretário municipal de Administração, João Eudes (representou o prefeito padre Jocimar); Vereador Iron Júnior (representou o presidente da Casa, Anchieta Júnior); gerente da IV USARP, Virgínia Dantas e os médicos: Dr. Anchieta Rodrigues e Dr. Iron Lucas. Como também, secretários municipais de Saúde de cidades vizinhas, profissionais de Saúde de Jardim e de outros municípios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário